Como um jogo de xadrez, com todas as peças do tabuleiro bem visíveis e uma estratégia bem elaborada, o Marketing
pode resultar em ganhos imensuráveis para a instituição. Por isso, as
empresas contábeis começam a acordar para essa nova realidade
Técnico em Contabilidade, Hernandes se especializou em Marketing e hoje ministra palestras
Estratégia e planejamento são duas palavras fundamentais na organização de qualquer empresa. O Marketing
é uma das ferramentas importantes nesse processo, pois auxilia as
companhias a se posicionarem no mercado e a fortalecerem suas marcas. Na
maioria dos escritórios contábeis do País, o trabalho de comunicação
ainda é um sonho distante. Apesar disso, como o próprio nome diz, existe
“um mercado em movimento”.
Na empresa do técnico em contabilidade Anderson Hernandes,
trabalhar a imagem da sua empresa se tornou uma obstinação. Há mais de
20 anos cuidando das contas de seus clientes, Hernandes descobriu que
era imprescindível melhorar a sua comunicação com o mundo. E ele foi bem
longe. Hernandes se graduou em Marketing, fez curso de pós-graduação em
Gestão de Negócios e acabou se tornando especialista em Marketing Contábil.
Autor de vários livros, entre eles Estratégia de Marketing
para empresas contábeis, Hernandes percebeu que muitos escritores
falavam sobre o tema sem conhecer o universo contábil. Foi aí que
percebeu que poderia ajudar seus colegas da contabilidade. Em sua
própria empresa, começou a dar maior atenção a uma mídia de maior acesso
da maioria dos cidadãos no mundo moderno, a internet. “Existe um
pressuposto de que um cliente vem por indicação, mas não precisa ser só
assim”, comenta. Em sua opinião, a web pode ser uma forte aliada no
objetivo de aumentar a clientela, desde que as postagens estejam bem
elaboradas e estrategicamente pensadas. “Existem muitos erros na
utilização das redes sociais, os colegas usam de modo pessoal e não
profissional”, comenta o especialista.
Aumento do volume do trabalho, falta de valorização profissional,
inúmeros compromissos fiscais, novas tecnologias, diferentes conceitos
com as normas internacionais de contabilidade, informações diversas a
cada dia, enfim, uma rotina que mudou radicalmente a vida dos
profissionais contábeis, forçando o seu aperfeiçoamento, uma exigência
obrigatória desse boom de mudanças.
Para Hernandes, os colegas contadores vêm passando por grandes
dificuldades. “A responsabilidade aumentou, mas a valorização do
profissional da área não acompanhou, e a classe está encontrando
dificuldades em apresentar essa questão ao seu cliente”, salienta. Por
isso, ele se dedica a palestrar tentando mostrar as estratégias de
organização na área de marketing. Hernandes se tornou um dos maiores
palestrantes no assunto, espalhando pelo Brasil inteiro a sua
experiência e as técnicas que ajudam os profissionais a trabalhar e a
aprimorar a imagem do seu negócio.
Escritórios possuem dificuldades em cuidar da imagem
Acostumado a acompanhar o trabalho dos contadores através de cursos
e palestras no Rio Grande do Sul, o técnico em contabilidade, escritor e
palestrante Anderson Hernandes alerta para alguns erros cometidos,
entre eles, a não formalização legal do trabalho. “É preciso mais
profissionalização, pois o acordo da prestação de serviço no Rio Grande
do Sul é um caso grave, grande parte dos contadores não faz contratos”,
admira-se. “Noto que muitos interessados na contratação de um serviço de
contabilidade, ao abordar a empresa, têm uma visão distorcida sobre a
questão do Preço do serviço e, não raro, esperam um Orçamento sem que saibam de todas as variáveis que influenciarão o custo da execução, do trabalho a ser prestado”, comenta.
Hernandes também observa que os profissionais não sabem se vender, e
chegou a essa conclusão após uma análise detalhada em centenas de sites
de empresas contábeis no País. “Hoje é muito difícil o profissional
conseguir se atualizar na parte técnica e ainda saber se vender”,
pondera Hernandes, e diz que as “empresas estão tão presas tentando
atender ao fisco que não conseguem realizar estratégias de divulgação”.
Em 2013, conforme Hernandes, as entidades contábeis já planejam
ações de valorização do setor, e pode ser um bom momento de iniciar um
plano de marketing. Foi percebendo a dificuldade dos colegas da
contabilidade que o objetivo de Hernandes, como ele mesmo diz, tem sido o
de trabalhar a conscientização desses profissionais. “Eles precisam
mudar urgentemente”, e reforça que é importante os profissionais
pensarem em um diferencial para não ficarem na briga por preço. Sobre
esse tema, o vice-presidente da ADVB/RS, Arthur Bender, defende a ideia
de que o profissional determina o seu custo para o trabalho a ser
realizado, mas o valor é medido por quem compra. “Não adianta eu dizer
que realizo o melhor serviço do mundo, se não me pagam por isso”,
observa. Bender acredita que os empresários reconhecem a importância de
um bom serviço contábil, mas cabe ao contador ou ao técnico agregar
valor e mostrar algo a mais ao seu cliente.
Futuro dos empreendimentos passa por maior foco na comunicação
Um terço das empresas contábeis deverá fechar as portas nos
próximos cinco anos. Pelo menos, essa é a previsão do escritor e
especialista em Marketing
contábil Anderson Hernandes, caso as empresas contábeis não modifiquem
suas posturas com relação ao mercado. Conforme Hernandes, o trabalho que
se realiza hoje em comunicação tende a dar frutos após dois anos. Com
vistas aos novos mercados que podem se abrir em 2014, como a Copa do
Mundo, por exemplo, Hernandes aposta nesse despertar do setor para que
se trabalhe hoje a fim de colher amanhã. “A Copa é um mercado que se
abre para o comércio internacional”, observa. Mas de que forma as
empresas contábeis podem aproveitar esse momento? Para Fernandes, essa
resposta “está na ponta da língua”. Elas precisam estar preparadas:
desde um site bem focado e com tradução para uma língua estrangeira até
as grandes ações mercadológicas, tais como novas parcerias com empresas
estrangeiras, além de contar com as câmaras de comércio internacional,
criando uma porta de entrada para as multinacionais.
Na opinião dos especialistas, o Investimento na implementação do processo de Marketing
nas empresas contábeis é vital. Mas, de acordo com o administrador de
empresas, pós-graduado em gestão estratégica e instrutor do Sindicato
das Empresas de Serviços
Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e
Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon-RS), Marcelo Bernardes,
essa realidade não está tão distante da situação dos gaúchos. Ele
observa nos cursos em que ministra para os associados da entidade que já
existe uma preocupação com a identidade visual e com o fortalecimento
da imagem. “Percebe-se que, nos últimos anos, está havendo uma maior
preocupação com este assunto”, comenta, apesar de saber que ainda há
muito a se fazer a respeito. Ele explica que o código de ética da
categoria não permite que se faça propaganda agressiva.
Segundo Bernardes, o processo de Marketing
requer que as empresas tenham uma postura proativa, estruturando os
processos internos com base nas tendências, necessidades e expectativas
dos clientes. Mas, para isso, é necessário que se defina qual é o
público alvo para direcionar o foco de atuação. “Trabalhando dessa
forma, com certeza os Serviços prestados terão maior valor agregado, gerando mais resultados para a empresa, e os clientes estarão mais satisfeitos”, garante.
Resultados do PGQP demonstram preocupação com a qualidade
Colaborador da Exatus, Rafael Krug (e) representou a empresa na entrega da medalha de bronze
De acordo com as premiações nos últimos anos do Programa Gaúcho da
Qualidade e Produtividade (PGQP), as empresas de contabilidade vêm
demostrando uma sede por conquistar seu lugar no mundo dos negócios.
Em 2012, três escritórios de contabilidade foram reconhecidos pelo
seu trabalho na sociedade. Nesta edição, o PGQP premiou, com troféu
bronze, a Proceconta Consultoria Contábil e Empresarial, a Consultabi
Consultoria e Contabilidade e a Exatus Assessoria Empresarial. Todas se
enquadraram nos critérios avaliados pelo Programa e se destacaram pela
constante busca da melhoria no seu sistema de gestão.
Pelo segundo ano consecutivo, a Exatus conquistou o bronze. Em
2010, o técnico em contabilidade, diretor da instituição, Gilberto
Müller, levou para o escritório o troféu prata e reconhece que, em 2012,
a disputa foi mais difícil, devido à forte concorrência. Apesar disso,
ele está confiante no futuro e já está de olho novamente no brilho
prateado em 2013.
A Exatus, de acordo com seu fundador, tem como meta prestar Serviços
com qualidade. “Nosso compromisso é fazer sempre o máximo para que o
nosso cliente se sinta bem atendido”, comenta Müller, que está prestes a
receber seu diploma da graduação em Ciências Contábeis. Com 60
funcionários, a empresa atende a cidade de Estância Velha e é
considerada uma das maiores empresas contábeis da região. “Nosso
trabalho foi de formiguinha”, conta Müller orgulhoso pelas conquistas
que já obteve em 23 anos de serviços. Através de ações estratégicas de
mercado, ele conta que a Exatus passou a ampliar a sua estrutura, e,
atualmente, atende a empresas de várias cidades.
Mostrando sempre um bom trabalho e preocupado com o bom atendimento, a clientela foi chegando, engordando a sua Carteira
de clientes. Hoje, apesar da marca já consolidada, ele entende o quanto
é fundamental um bom trabalho de comunicação, que inclui um bom site,
propaganda, assessoria de imprensa, informativos para comunicar-se com
seu público e o trabalho social. Müller também sabe que o Marketing
pessoal conta muito e, por isso, busca participar dos eventos da cidade
e auxilia pessoalmente em muitos deles. “Procuramos ajudar a
comunidade, isso nos faz muito bem”, comenta, contando que recentemente
patrocinou a pintura de uma escola.
Nesta 17ª edição do Prêmio Qualidade RS, 79 organizações de pequeno, médio e grande porte dos diversos segmentos da Economia
gaúcha conquistaram a distinção. A premiação nas categorias Medalhas de
Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante ocorreu em cerimônia no
mês passado no Pavilhão de Eventos da Fiergs.
O Prêmio
Qualidade RS, criado em 1996 pelo PGQP, oportuniza às vencedoras
visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos
princípios da qualidade e da competitividade e incentivo à força de
trabalho e maior autoestima dos colaboradores, além do reconhecimento da
comunidade e dos parceiros de mercado com informações sobre práticas
bem-sucedidas, preconizadas nos conceitos internacionais do Modelo de
Excelência da Gestão (MEG). É considerado um dos mais importantes do
Brasil, devido ao rigoroso método de avaliação e à grande adesão de
participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário